email public

Pequeno, mas robusto: O tag RFID contém todas as informações importantes do sensor e permanece legível de forma permanente, mesmo em ambientes adversos.

Legível mesmo sob condições difíceis

Os sensores da VEGA avançam para o futuro com tags RFID

Arranhões, amassados ou áreas desgastadas: Após anos de desempenho confiável sob quaisquer condições ambientais e temperaturas, até mesmo um sensor de nível mostra sua idade. Os tags RFID agora estão disponíveis para os sensores VEGA da série PRO, de modo que possam ser identificados a qualquer momento e em qualquer lugar, apesar de uma placa de características danificada ou desbotada, e rastreados até o último algarismo do número de série.

A RFID não é nova, mas a identificação por radiofrequência é provavelmente a maneira mais moderna de identificar sensores em instalações industriais.

Os tags RFID possuem um microchip para armazenar informações. Como eles não só podem ser lidos sem contato graças aos seus chips graváveis, mas também continuam funcionando por muitos anos, mesmo com vento e intempéries, mudanças rápidas de temperatura ou após anos de exposição à luz solar, eles superam outras tecnologias de etiquetagem. "As etiquetas perfuradas ou mesmo os códigos de barras são assim complementados de forma ideal, especialmente em instalações externas", diz Stefan Kaspar, gerente de produtos da VEGA, com convicção. Seja na ampla indústria química ou no setor de petróleo e gás: "Com um tag RFID, nossos sensores podem ser rastreados de forma confiável mesmo após anos de uso intensivo no campo."

Norma universal
Por trás da identificação do sensor não estão somente as exigências diretas do cliente, mas também o padrão internacional IEC 61406 e a DDCC, uma associação de operadores de fábricas, prestadores de serviços e fabricantes de máquinas e componentes para a automação de processos já existente há três anos. Stefan Kaspar explica: "Como membro do Digital Data Chain Consortium, estamos desenvolvendo em conjunto com muitas empresas um padrão de troca de dados para toda a indústria." O consórcio tem uma visão clara: "No futuro, o acesso e a troca de informações entre todas as partes envolvidas devem ser facilitados durante todo o ciclo de vida." Não importa qual o dispositivo e qual o fabricante por trás de um componente: através da simples leitura do código QR na placa de características com um app de fotografia comum ou da leitura do tag RFID, os usuários, no futuro, poderão identificar claramente suas assets e acessar a documentação relacionada.

Gêmeo digital

O grande salto aqui ainda está por vir, mas o futuro está mais próximo com a atual solução de identificação. "Não importa onde você se encontra na planta: No futuro, será possível acessar uma identidade única do sensor em qualquer lugar com apenas um clique", diz Kaspar, "e daí diretamente para o gêmeo digital, que contém todas as informações importantes sobre o dispositivo durante todo o seu ciclo de vida, desde a documentação até a parametrização, os testes periódicos realizados e informações para reparo e reciclagem". O tag RFID para sensores da VEGA é, portanto, o primeiro passo no caminho para o gêmeo digital.

Identificação do ponto de medição

Como alternativa, o tag RFID pode ser descrito com uma identificação individual do ponto de medição fornecida pelo cliente. A identificação específica e inequívoca ajuda a prevenir erros de operação e contribui para a orientação. Stefan Kaspar está convicto: "A operação da planta torna-se mais eficiente e segura desde a conservação e a assistência técnica até a manutenção." Os tags RFID estão primeiramente disponíveis para o sensor de nível por radar VEGAPULS 6X, mas terão sua disponibilidade será ampliada, posteriormente, para todos os dispositivos PRO.

Informação:

A empresa

A VEGA Grieshaber KG desenvolve tecnologia inovadora de medição de nível e pressão desde 1959. Como líder do mercado mundial na área de radar, a empresa está impulsionando novas tecnologias e pesquisando sensores pioneiros para vários setores, como o abastecimento de água potável, a geração de energia e a fabricação de medicamentos. A VEGA emprega em todo o mundo mais de 2400 pessoas, cerca de 1200 delas em Schiltach. A VEGA é bem-sucedida no mercado com subsidiárias e parceiros de vendas em mais de 80 países.

Pessoa de contato

Press Officer, Corporate PR